segunda-feira, 23 de abril de 2018

Olhares e escuta sobre o tema...


Cléia Canatto passeia pelos textos de Freud e divide conosco trechos de sua escuta num compilado de imagens que conduzem olhares sobre a teoria de forma poética e reflexiva...

Música "Sampa" de Caetano Veloso
Obra "Narciso" de Caravaggio


Texto de Freud em "Psicologia de Grupo e Análise do Ego" [1921]
Obra: Cena de aldeia com a pousada (taverna) São Miguel. Pieter Brueghel, o Jovem.


Texto de Freud "O Mal Estar da Civilização"[1930]
Imagens de pintores diversos do livro "Floresta Encantada"
Adaptação da metáfora do porco-espinho criada por A. Schopenhauer

Por Cléia Canatto

Um comentário:

  1. Gostaria de parabenizar à instituição Maiêutica pela escolha deste tema tão importante para a contemporaneidade, tanto no que diz respeito à formação do psicanalista como, fundamentalmente, para pensarmos em uma psicanálise que transcenda as fronteiras do consultório e possa ser acessada por segmentos da população que raramente poderiam contar com o nosso trabalho.
    Vivemos em um país marcado por profundas desigualdades sociais e violação de direitos que nos convocam a pensar sobre os efeitos subjetivos destes sintomas sociais na vida de pessoas que são, sistematicamente, subalternizadas pela cultura hegemônica, seja devido à sua classe social, raça, gênero, etnia e outros marcadores sociais.
    Conforme uma pesquisa realizada pelo CREPOP (Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas) quase 70% das(os) psicólogas(os) hoje atuam em alguma política pública, especialmente no SUS e SUAS. Sendo assim, cabe-nos interrogar: como a psicanálise pode se inscrever nestes espaços institucionais? De que forma a psicanálise pode contribuir com a prática das equipes multidisciplinares? Como pensar os conceitos de transferência, sintoma e repetição no contexto institucional e comunitário?
    Acredito que são desafios que o atual cenário social impõe, cotidianamente, na vida das(os) psicólogas(os) que atuam nos diversos contextos que não são o consultório privado. Precisamos apostar na reinvenção da psicanálise para que esta possa dizer/fazer algo sobre as atuais demandas sociais., mais que importante, a meu ver, trata-se de uma reinvenção necessária.

    ResponderExcluir